CIRCUITO LÓGICO MULTIPLEX ( MUX )

 Um multiplex digital ou seletor de dados é um circuito lógico que aceita várias entradas de dados digitais e seleciona apenas uma das entradas, em qualquer instante, para ser a saída.

O roteamento da entrada de dados escolhida para a saída é controlada pelas entradas de seleção, também chamadas endereços.


Fig.1

Um multiplexador seleciona 1 entre N fontes de dados de entrada e transmite o dado selecionado para um único canal de saída. Esta operação chama-se multiplexação.

Multiplex de duas Entradas


Fig.2

O multiplex tem duas entradas de dados I0 e I1 e uma entrada de Seleção S. O nível lógico aplicado na entrada S determina que porta AND está habilitada de modo que o dado de entrada passa pela porta OR para a saída Z.

A equação para a saída Z mostra que se S=0 então Z=I0, e para S=1 temos Z=I1.Veja a Tabela Verdade.
 

Multiplex de quatro Entradas


Fig.3

O multiplex tem quatro entradas de dados I0, I1, I2e I3, duas entradas de seleção S1e S0 que selecionam qual entrada de dados será transmitida para a saída Z.Observe a tabela verdade na figura acima para deduzir a saída Z a partir  da combinação de S1S0.

Existem disponíveis comercialmente multiplex de duas, quatro, oito e 16-entradas nas famílias lógicas TTL e CMOS.
 

Multiplex de 8-Entradas 74151

O CI multiplex 74151(ou 74LS151, 74HC151) é um multiplex de oito entradas. Tem uma entrada de habilitação E , ativa BAIXA, e fornece duas saídas: normal e invertida.
Quando E está BAIXA, as entradas de seleção S2S1S0 selecionarão uma entrada de dados (I0 até I7) que será transmitida para a saída Z..
Quando E está ALTO, o multiplex está desabilitado, então a saída Z será BAIXA ou ficará em Alta Impedância(Tri-State), conforme o tipo de CI.

Circuito Lógico


Fig.4

Tabela Verdade


Fig.5

Símbolo Lógico(IEEE/ANSI)


Fig.6








                                                             MULTIPLEX -  Aplicações

Gerador de Funções Lógicas

Os circuitos lógicos multiplex podem ser usados para gerar funções lógicas diretamente da tabela verdade sem simplificação. Neste caso, as entradas de seleção são usadas para as variáveis lógicas  e cada entrada de dados é conectada permanentemente aos níveis ALTO ou BAIXO de acordo com a tabela verdade.


Fig.7








 Roteador de Dados

Os circuitos lógicos multiplex podem rotear os dados de uma entre várias fontes para um destinatário.


Fig.8








Associação de Multiplex

Os circuitos lógicos multiplex podem ser associadospara aumentar a capacidade do número de entradas de dados que podem ser transferidas para uma única saída.Associar é uma técnica onde vários circuitos integrados multiplex(MUXs) são interligados para operar como um único MUX.Apenas um MUX ficará ativo, transferindo dados para a saída em qualquer instante.
Quando mais de um MUX é utilizado em um circuito, a entrada de habilitação deve ser usada como entrada de seleção(endereço) para selecionar o MUX que deve ser ativo.


Fig.9

 


Image10.gif (5058 bytes)

Fig.10

 

Image11.gif (9728 bytes)
 
Fig.11

BACK


 
 
 
 
 
 

Free Web Hosting